A importância do alongamento antes de viajar de moto

Publicado em: 20/02/2014

A importância do alongamento antes de viagens de moto

Percorrer longas distâncias de carro muitas vezes chega a ser desconfortável, agora, imagine em cima de uma moto. As motocicletas recebem muito mais os impactos do solo e alguns modelos deixam o condutor mais curvado, fazendo-o ficar cansado e sofrer dores musculares após algumas horas de pilotagem. 

O cansaço, que causa desgaste físico, pode ainda afetar funções essenciais para o motociclista como atenção e reflexos. Portanto, é recomendável fazer paradas a cada duas horas de estrada aproximadamente, onde o piloto pode aproveitar para abastecer, checar a moto, hidratar-se e, por fim, realizar alguns exercícios simples de alongamento, que com certeza vão evitar algumas dores e tornar a viagem mais confortável.

Abaixo seguem algumas dicas básicas de exercícios de alongamento retiradas do blog Viagem de Moto. Eles podem ser feitos antes da viagem como também durante as paradas. Confira:

Alongamento da musculatura posterior do pescoço:

Em pé, entrelace os dedos da mão sob a nuca e force o queixo para baixo. Os pés devem estar alinhados com os ombros.

Alongamento da musculatura anterior do pescoço:

Coloque os dois dedos polegares embaixo do queixo, empurre a cabeça para trás e olhe para cima.

Músculos laterais do pescoço:

Mova a cabeça para o lado direito com a ajuda da mão esquerda, depois faça o mesmo movimento para o lado oposto.

Alongamento dos flexores e extensores de braço:

Estenda a mão para frente e a puxe para baixo, mantendo o cotovelo reto. No mesmo movimento, coloque a palma da mão para cima e puxe para baixo pela ponta dos dedos. Isso fará o antebraço esticar.

Alongamento dos ombros:

Levante o braço direito como se fosse passar a mão por trás da cabeça e segure no cotovelo com a mão contra lateral, puxando-a nesta direção. Em seguida repita o exercício com o ombro esquerdo.

Alongamento dos extensores e flexores de pé:

Encoste o calcanhar no glúteo e segure o pé elevado. A outra perna deve ficar levemente flexionada para não forçar a articulação do joelho. Em seguida, repita o alongamento com a outra perna.

Alongamento da musculatura dorsal:

Com os pés alinhados, desça devagar e tente tocar as pontas dos dedos dos pés. Depois levante lentamente, coloque as mãos na cintura e incline para trás.

Conte de 20 a 30 segundos quando tiver executando cada um dos exercícios. 


Veja mais notícias