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Aprenda a pilotar sua moto com mais segurança

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Aprenda a pilotar sua moto com mais segurança

Experiência de anos na estrada podem ajudar a “pilotar bem”. Mas ainda assim, até mesmo os mais experientes cometem alguns deslizes de vez em quando, colocando em risco não somente a sua segurança como a de outras pessoas também.

Abaixo, vale a pena conferir algumas dicas* simples, mas importantes, que poderão evitar possíveis tombos e acidentes, além de oferecerem um tráfego mais seguro para você, para quem você leva na garupa e mesmo para aqueles que estão a sua volta:

Tenha sangue frio

Se você estiver em alta velocidade e se deparar com uma curva que não esperava, o melhor é tentar reduzir a velocidade ao máximo, sendo suave nos comandos, tanto nos freios como na redução de marchas, e também na desaceleração.

Estar com o acelerador aberto e tirar a mão de uma vez  causa transferência de peso para a dianteira que pode levar o piloto a abrir a curva saindo da estrada, ou invadir a pista contrária. Acionar muito levemente o freio traseiro durante a curva ajuda a moto a contorná-la, assim como pressionar o guidão para o lado oposto. O fundamental é manter a calma e não se deixar dominar pelo pânico diante de “situações surpresa”.

Evite as fechadas

As ruas das grandes cidades estão cheias de veículos e não adianta ter pressa. Na ânsia de chegar mais cedo, quem está no guidão arrisca manobras para ganhar alguns metros, e acaba realizando a troca de faixas sem dar sinal. O correto é ultrapassar somente pela esquerda e andar no corredor não é proibido, mas seja esperto e não exagere.

Quando rodar perto de um carro, ônibus ou caminhão tente não ficar posicionado nos pontos cegos dos motoristas que estão na sua frente. Como identificar tais pontos? Simples: são os lugares onde você não consegue enxergar os olhos do motorista nos espelhos retrovisores dele.

No cruzamento, antecipe os problemas

Nos cruzamentos a regra é sempre tentar ser visto, usando roupas claras, farol aceso e, nos casos extremos, buzinar. Mas seja ruidoso apenas quando necessário, e esteja concentrado 100% do tempo ao guidão.

Aprenda a 'ler' o solo

 Saber interpretar o pavimento onde você está rodando evita problemas dolorosos. Asfalto, concreto, calçamento, paralelepípedos, pedras, entre outros.

Por isso, olho grudado no chão é dever constante para quem anda em veículos de duas rodas, não apenas à caça de buracos, lombadas, mas, sim, tentando identificar as reações de sua moto ao solo em que você está rodando.

Triplique a atenção no piso molhado

Com a pista molhada, seja suave nos comandos. A baixa aderência implica jamais acionar bruscamente os freios, câmbio e acelerador.

Outra dica é lembrar o que foi dito no item anterior, o da leitura de solo, e tentar entender como sua moto se comporta em cada tipo de pavimento molhado. O asfalto novo é quase tão escorregadio quanto paralelepípedo. Chuva que acabou de iniciar é bem mais perigosa que aquele chuvão de horas, que já lavou a estrada, carregando fuligem e sujeiras embora.  Fique atento!

Nem sempre é bom levar alguém na garupa

Tenha bom senso e aceite levar alguém na garupa apenas quando você tiver um domínio razoável da motocicleta.

Uma pessoa na garupa, mesmo que leve, altera o equilíbrio da moto. Instrua a pessoa que vai na garupa que movimentos quem faz é você, e que a ela cabe apenas “seguir a dança”.

Aprenda a frear

A grande maioria dos motociclistas ainda pensa que o certo é usar predominantemente o freio traseiro, deixando ao dianteiro o papel secundário. Na verdade, o certo é o exato oposto: é o dianteiro que deve ser acionado com mais ênfase, algo como 70% da força aplicada a ele, deixando os restantes 30% ao pedal traseiro.

*As dicas foram retiradas da coluna “Dica de Motos” do portal de notícias G1.

Fonte:   /   Assessoria de Imprensa

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