Avenida Rebouças, em SP, terá faixa exclusiva para motos

Publicado em: 03/05/2013

 

A partir desta segunda-feira (6), o cruzamento da avenida Rebouças com a  rua Estados Unidos terá uma faixa exclusiva para motos. A sinalização, que também servirá para ciclistas, é uma área delimitada para isolar, durante a espera do semáforo, os veículos de duas rodas dos demais. A primeira do mesmo gênero foi implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na semana passada no viaduto do Chá, na região central.

A faixa será implantada ao lado do corredor de ônibus da avenida, sentido centro. O espaço também será dois metros mais largo em relação àquele do viaduto do Chá por causa do volume maior de motos que circulam na Rebouças. O tráfego é alto e cerca de 3.700 motos transitam na região das 7h às 10h.

De acordo com a CET, a segurança dos motociclistas é o principal objetivo da nova sinalização. O respeito das motos à faixa de pedestres também foi um fator em consideração. Levará um tempo para que todos se acostumem com o novo sistema, mas isso trará maior organização e melhor eficiência no trânsito. Como as áreas exclusivas ainda passam por período de testes, por enquanto não haverá multa aos motoristas que invadirem a área.

A intenção da companhia era instalar a faixa em 2012, mas o projeto atrasou. No Brasil, o mesmo modelo já é usado em cidades do litoral paulista e na cidade de Natal (RN) desde 2008. Após os períodos de testes, haverá a expansão do espaço para outras regiões. 


Veja mais notícias