A A A

Como proteger sua moto de roubos e furtos?

Publicado em:  

Proteja sua moto

A onda de roubos e furtos de veículos atinge motoristas e motociclistas por todas os cantos do país. Todos os dias pela TV, pelos jornais ou nas redes sociais, existem histórias de carros e motos furtadas, seja em frente à residência, em frente ao trabalho ou até mesmo de dentro das próprias garagens. Sem contar os assaltos, que também fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros nos dias atuais.

Alguns veículos, principalmente os carros, possuem seguro contra roubos. No entanto, a maioria das motocicletas não possui planos de seguros e além disso, são consideradas mais fáceis na hora de serem tomadas durante um assalto, ou mesmo levadas mais facilmente na hora de um furto.

Abaixo seguem algumas dicas e conselhos para proteger sua motocicleta, retirados da coluna de Roberto Agresti, para o “Dica de Motos” do site da Globo.com:

Trava

Por mais que tentem os projetistas, ainda não nasceu uma trava de guidão que resista a um ladrão habilidoso. Assim, a regra básica é complicar a vida dele, associando pelo menos mais uma trava à original. No mercado existem infinitos dispositivos criados para proteger motos estacionadas. Escolha algo prático, rápido e fácil de colocar ou tirar. Como veremos mais adiante, isso é fundamental para fins de segurança poder chegar à sua moto e sair com ela no menor espaço de tempo possível.

Local

Deixar sua moto estacionada na rua será praticamente inevitável em algum momento, então evite ruas desertas. Escolha um lugar onde haja algum movimento, nem que isso te obrigue a andar um pouco mais para chegar onde você quer ir. Estacione de preferência diante dos olhos de alguém (comércio, portaria de prédio, etc), o que pode não garantir que sua moto não seja furtada, mas, evidentemente, quanto mais olhos houver por perto, menos à vontade estará o bandido.

Garagem

Sua garagem é segura? O principio básico é deixar sua moto invisível a olhos que não o seu. Morando em um condomínio isso é bem mais fácil, pois sua moto estacionada estará à vista apenas de seus vizinhos. No entanto, mesmo na garagem, nunca deixe de travar a moto. Para os que moram em uma casa, a dica é tentar deixar a moto longe da vista de quem passa pela rua. A coisa complica em casas com garagem de portão vazado, tipo grade. Nesse caso, cubra sua moto.

Horário

Você usa sua moto para quê? Ir e vir do trabalho, lazer ou ambos? Seja como for, é claro que à noite a possibilidade de ser assaltado ou furtado aumenta. Quanto mais tarde, menos gente na rua, menos olhos, menos testemunhas. Caso seja inevitável rodar tarde da noite, siga a regra do próximo item.

Alerta

Regra básica de todo o motociclista é “100% concentrado, 100% do tempo”. Isso vale tanto para os aspectos de pilotagem em si quanto à segurança. Circular na madrugada em lugar deserto e ainda por cima distraído, equivale a “pedir para dançar”. Não é preciso exagerar na velocidade, bastando ficar atento e andar despachado, e não no estilo "procurando endereço". Isso ajuda a evitar que alguém mal intencionado vá atrás de você e tome sua moto. Já quanto ao furto, é importante que o procedimento de parar e travar sua moto, assim como o de destravá-la e sair sejam rápidos. Subir na moto e ficar afivelando o capacete em câmara lenta numa rua escura? Melhor não.

Retrovisor

O que vem por trás? Quem roda de moto nas grandes cidades brasileiras deve, por força das circunstâncias do trânsito, ser um grande fã do espelho retrovisor. Exagerando, pelo menos 20 ou 30% do tempo em que se roda de moto em uma cidade movimentada deve ser dedicado a observar o que vem por trás. E nesse panorama, dois sujeitos em uma moto fazem sempre soar o alerta.

O mais difundido estilo de roubo de motos é a abordagem na qual o garupa aponta uma arma e manda a vítima parar, assume o guidão e pergunta “cadê o alarme?”. Enquanto isso o comparsa fica te vigiando, para ver se sua moto não vai ser bloqueada por um dispositivo eletrônico algumas centenas de metros adiante. É a pior das situações, não há o que fazer - a não ser esperar que tudo acabe logo, sem violência. A única maneira de minimizar o risco de uma situação destas acontecer é, portanto, usar o retrovisor e tentar antecipar os movimentos, como entrar em um estacionamento, parar em um posto de combustível, etc.

Rota

Fazer exatamente o mesmo caminho todos os dias é facilitar demais a vida da bandidagem, que vai poder analisar com riqueza de detalhes qual o melhor lugar e momento para dar o bote. Assim, busque variar o percurso, seja imprevisível em seus roteiros. Ladrões não gostam de novidades, nem de surpresas.

Fim de semana

O melhor momento para você curtir sua moto pode se transformar também no melhor momento para o ladrão tirar sua moto de você. Como se precaver? Usando todas as receitas acima e mais uma: andar em grupo. Ainda não há notícia de bandos de ladrões atacando, como no velho oeste. Desta maneira, organize passeios com seus amigos, tomem conta uns dos outros: muitos olhos enxergam mais que poucos olhos.

Transparente

Você e sua moto terão chances bem maiores de continuarem juntos se não chamarem muito a atenção. Capacetes de alto valor, vestimenta “top” de cores chamativas, etc. Muitos gostam disso tudo, inclusive os ladrões. Ser discreto na escolha dos trajes pode ajudar.

Fonte:   /   Assessoria de Imprensa / G1

Atenção! O conteúdo publicado nesta página tem como objetivo prestar informações diversas sobre o mercado de motos, financeiro e, também, mais especificamente sobre o segmento de consórcio para motos, bem como opções de planos e parcelas para aquisição de cota de consórcio.
* Os valores informados estão sujeitos a alterações sem prévio aviso, uma vez que a tabela de preços dos fabricantes pode sofrer alterações a qualquer momento.
** Este SITE não representa oficialmente nenhuma montadora, consórcio de fábrica ou marca de motocicletas específica. Para mais informações, acesse o nosso TERMO DE USO e POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Leia mais sobre: dicas

*Comentário sujeito a aprovação

Solicite uma Ligação

Ligamos para você

Receba em instantes uma ligação
e esclareça todas as suas dúvidas

Agende uma Visita

Solicite uma Visita

Sem compromisso vamos até você e
explicaremos as vantagens do Consórcio.

Atendimento Online

Atendimento Online do Consórcio de Motos

Das 8h00 às 18h00 - 2ª a 5ª Feira
Das 8h00 às 17h00 - 6ª Feira
Horário de Brasília

Vantagens do Consórcio

Vantagens do Consórcio

Confira as vantagens de programar
a compra do seu moto
através do Consórcio.

Acompanhe nas redes sociais