Confira dicas para pilotar sua moto no inverno

Publicado em: 03/07/2013

 

As temperaturas baixas do inverno não podem ser motivos de desculpas para você não pilotar sua moto nesta época do ano. Além de estar bem vestido, alguns acessórios podem ajudar. Também é preciso preparar a motocicleta para que ela não sofra com as temperaturas geladas. Confira algumas dicas:

Use sempre muita roupa

Parece óbvio, mas é importante nunca subestimar o frio, ainda mais quando estamos em cima de uma moto, que traz uma sensação muito gelada em função do vento. De acordo com o piloto do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), Diego Miranda, pilotar tremendo de frio é perigoso, já que o motociclista desvia a atenção da estrada.

A solução é vestir várias camadas de roupa para evitar que o vento faça você perder o calor. No mercado de motos há muitas opções de “segunda pele” (roupas de tecido sintético para usar por baixo da roupa normal) que valem o investimento. Em dias de temperatura oscilante, uma jaqueta que tenha forro interno removível também é uma boa opção.

Roupas impermeáveis e repelentes à água são itens praticamente obrigatórios em dias de frio e chuva. Um bom tecido é a cordura, uma espécie de poliéster reforçado. Por ser sintético, ele seca rapidamente e é mais leve que o couro. Não se esqueça também que jaqueta e calça devem ter protetores rígidos.

Não se esqueça dos acessórios

No inverno, as luvas devem ser mais grossas que as usadas em dias mais quentes. Alguns motociclistas se queixam de que as luvas reforçadas prejudicam a sensibilidade, mas o frio é ainda pior.

Caso a temperatura esteja muito baixa, o uso da balaclava é recomendado. Elas são toucas que os pilotos profissionais usam para proteger pescoço e rosto.

Prepare bem a sua moto

Aquecer o motor é imprescindível para dias gelados. Ligue a moto e deixe-a funcionando entre três e cinco minutos antes de partir. Ela, ela estará aquecida e pronta para uso.

Com a temperatura baixa, todos os fluídos estão resfriados. Este aquecimento prévio do motor evita o desgaste prematuro destas peças. O combustível mais quente também contribui para um melhor rendimento da moto. O sistema elétrico – principalmente a bateria – deve estar em boas condições, já que no frio eles têm que trabalhar mais arduamente.

Para quem pretende fazer longas viagens, há também um aquecedor de manoplas. Algumas motos apresentam este item de série, mas também é possível instalá-la com um mecânico. Procure por um profissional de confiança caso queira fazer o serviço fora da concessionária.

Fique sempre atento com a pista

Não é só a neblina que pode atrapalhar no inverno. Em regiões serranas, onde a temperatura pode ficar perto ou abaixo de zero, a umidade do ar da madrugada pode formar uma fina camada de gelo sobre a pista, deixando-a escorregadia. Este fenômeno já foi observado, por exemplo, na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo.

Em condições assim, o ideal é pilotar sem trancos e fazer curvas com cautela e sem altas velocidades. Uma dica é, se possível, não sair muito cedo, antes de o sol nascer, pois isso pode prejudicar sua visibilidade. 


Veja mais notícias