A A A

Dez estados brasileiros possuem mais motos do que carros

Publicado em:  

Dez estados brasileiros possuem mais motos do que carros

O Brasil possui 27 unidades federativas e 10 delas possuem a frota de motocicletas maior do que a de automóveis. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), com base em registros de licenciamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as motos superam os carros nos estados do Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, na Região Norte; Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí, no Nordeste; e no Mato Grosso, localizado no Centro-Oeste.

De acordo com uma matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, para a Honda, que sozinha detém 80% das vendas de motos no país, as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste passaram a responder, neste ano, por metade dos negócios da marca e entre todas as montadoras, a maior participação de motos é no Maranhão, onde 67% da frota (677,6 mil unidades) é desse tipo de veículo. Em segundo lugar está o Piauí, com 65% (462,7 mil). O estado de São Paulo tem a maior frota em números absolutos, são 4,6 milhões de motos, mas equivalente a apenas 23% quando confrontada ao número de automóveis.

Em vinte anos, o número de motocicletas saltou de 67,9 mil unidades para o recorde de 1,94 milhão (em 2011). Esse desempenho foi creditado, em grande parte, à substituição dos jegues no Nordeste, dos cavalos nas fazendas, das bicicletas nas cidades e à popularização dos motoboys. Uma pesquisa nacional realizada no ano passado (Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelou que uma em cada quatro residências das regiões Norte e Nordeste têm motos na garagem.

Em 2012, o financiamento passou a ser mais restrito em razão da alta inadimplência e causou um freio no crescimento. Porém, uma modalidade que cresceu desde então e tem conquistado os consumidores, é o consórcio. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, essa é a modalidade de compra mais procurada.

De acordo com a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), no Nordeste, 50,8% das vendas foram feitas por meio do consórcio no primeiro semestre de 2013. Já no Norte e no Centro-Oeste, onde o volume de vendas é menor, o consórcio também tem participação expressiva: 61,8% e 50,8% no total de unidades vendidas de janeiro a junho, respectivamente.

E você, já conferiu todas as vantagens que o consórcio pode oferecer? Não é à toa que a modalidade vem crescendo e tomando conta de boa parte das vendas de motocicletas no Brasil. No Consórcio de Motos sua compra é garantida, sem burocracia, sem entrada e sem juros. Tudo é facilitado para a realização do seu sonho. Faça uma simulação com o valor do modelo que você deseja comprar e comprove todos os benefícios do plano!

Fonte:   /   Assessoria de Imprensa / Estadão / Folha de S. Paulo

Atenção! O conteúdo publicado nesta página tem como objetivo prestar informações diversas sobre o mercado de motos, financeiro e, também, mais especificamente sobre o segmento de consórcio para motos, bem como opções de planos e parcelas para aquisição de cota de consórcio.
* Os valores informados estão sujeitos a alterações sem prévio aviso, uma vez que a tabela de preços dos fabricantes pode sofrer alterações a qualquer momento.
** Este SITE não representa oficialmente nenhuma montadora, consórcio de fábrica ou marca de motocicletas específica. Para mais informações, acesse o nosso TERMO DE USO e POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Leia mais sobre: Abac

*Comentário sujeito a aprovação

Solicite uma Ligação

Ligamos para você

Receba em instantes uma ligação
e esclareça todas as suas dúvidas

Agende uma Visita

Solicite uma Visita

Sem compromisso vamos até você e
explicaremos as vantagens do Consórcio.

Atendimento Online

Atendimento Online do Consórcio de Motos

Das 8h00 às 18h00 - 2ª a 5ª Feira
Das 8h00 às 17h00 - 6ª Feira
Horário de Brasília

Vantagens do Consórcio

Vantagens do Consórcio

Confira as vantagens de programar
a compra do seu moto
através do Consórcio.

Acompanhe nas redes sociais