Dicas para pilotar sua moto no inverno

Publicado em: 04/07/2016

kogut

Já é inverno e as baixas temperaturas estão rigorosas em diversas regiões do Brasil. Quem utiliza a motocicleta como meio de transporte sofre com o frio intenso. Por isso, é importante tomar algumas precauções. Pilotar no frio exige equipamentos adequados, além de cuidados especiais.

Confira algumas dicas que separamos para você se proteger do frio enquanto pilota sua motocicleta:

Pilote sempre com o equipamento de proteção completo, composto por capacete, jaqueta, luvas, calças e botas. Além de proteger, o conjunto mantém a temperatura do corpo. Na cabeça, é recomendável usar balaclava sob o capacete e, se possível, uma bandana no pescoço. Ao escolher uma jaqueta, preferencialmente de cordura (espécie de poliéster reforçado), opte por um modelo que tenha forro térmico interno (e que podem ser removidos no verão). O couro protege do vento, mas não ajuda a manter a temperatura do corpo. Cuidado com gorros e roupas muito largas que possam "segurar" o vento contra o piloto.

A sensação térmica quando se está parado não é a mesma de quando se está em movimento. Vista várias camadas de roupas para evitar perder calor, principalmente em altas velocidades. Há no mercado opções de "segunda pele", camada de tecido sintético para usar por de baixo das roupas, que são caras, mas valem o investimento e duram bastante.

Proteja as extremidades

Luvas são fundamentais no frio. Os modelos de inverno devem ser mais grossos que os convencionais. Nos pés, procure utilizar meias grossas e botas de cano alto.

Aqueça os motores

A moto também sofre com baixas temperaturas. Aqueça o motor por, pelo menos, três minutos. Como a temperatura ambiente é baixa, os fluidos e até mesmo o combustível estão frios, o que pode gerar dificuldades para a ignição. Imporante lembrar que o pneu também leva alguns minutos para aquecer e oferecer a aderência necessária, portanto, redobre a precaução nos metros iniciais.

Atenção à pista

Outra dica importante é ficar atento à pista. Em regiões serranas e no sul do país, onde a temperatura pode ficar próxima ou até mesmo abaixo de zero, o sereno da madrugada pode formar uma fina camada de gelo sobre a pista e deixá-la escorregadia. Um hábito de alguns motociclistas gaúchos no inverno, justamente por isso, é não sair muito cedo para viajar.

Faça pausas regulares

Mesmo que você esteja protegido, pilotar no frio por muito tempo pode fazer suas mãos e pés perderem sensibilidade. Recomenda-se fazer paradas a cada 150 ou 200 km. Uma dica é tomar uma bebida quente e se mexer um pouco para fazer o sangue circular. Fique atento: se você sentir muito frio e não conseguir decidir se continua ou não, procure imediatamente um lugar para tomar uma bebida quente: um dos primeiros sintomas de hipotermia é a confusão mental.


Veja mais notícias