A A A

Freios ABS ou CBS serão obrigatórios em motocicletas

Publicado em:  

Honda CBR 650F

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, as futuras motos deverão contar, entre os itens de série, com sistemas que auxiliam a frenagem, como freios ABS ou CBS.

A exigência passa a valer de forma escalonada a partir do ano de 2016, atingindo 10% das motocicletas novas e até o ano de 2019 todos os modelos já devem sair de fábrica com o equipamento, favorecendo a segurança do motociclista.

Os freios ABS evita o travamento das rodas e o CBS distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura. As motos novas, que possuem menos de 300 cc deverão ser equipadas com um dos dois sistemas e para os modelos acima de 300cc será obrigatório o ABS. A maioria das motocicletas novas de alta cilindrada já conta com o sistema.

Quando começa a valer?

De acordo com a resolução 509 do Contran, a partir de 1º de janeiro de 2016, 10% da produção ou da importação de motos já devem vir equipadas com os sistemas de frenagem. A partir de 2017, a regra deve valer para 30% da produção ou importação; em 2018 esse percentual sobe para 60%, até a chegada de 2019, quando 100% da produção ou importação devem estar equipadas.

Vale ressaltar que estão dispensados da exigência os veículos de uso exclusivo fora de estrada (off-road), militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.

Fonte:   /   Assessoria de Imprensa / Auto Esporte

Atenção! O conteúdo publicado nesta página tem como objetivo prestar informações diversas sobre o mercado de motos, financeiro e, também, mais especificamente sobre o segmento de consórcio para motos, bem como opções de planos e parcelas para aquisição de cota de consórcio.
* Os valores informados estão sujeitos a alterações sem prévio aviso, uma vez que a tabela de preços dos fabricantes pode sofrer alterações a qualquer momento.
** Este SITE não representa oficialmente nenhuma montadora, consórcio de fábrica ou marca de motocicletas específica. Para mais informações, acesse o nosso TERMO DE USO e POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Leia mais sobre: Dicas

*Comentário sujeito a aprovação

Solicite uma Ligação

Ligamos para você

Receba em instantes uma ligação
e esclareça todas as suas dúvidas

Agende uma Visita

Solicite uma Visita

Sem compromisso vamos até você e
explicaremos as vantagens do Consórcio.

Atendimento Online

Atendimento Online do Consórcio de Motos

Das 8h00 às 18h00 - 2ª a 5ª Feira
Das 8h00 às 17h00 - 6ª Feira
Horário de Brasília

Vantagens do Consórcio

Vantagens do Consórcio

Confira as vantagens de programar
a compra do seu moto
através do Consórcio.

Acompanhe nas redes sociais