Os cuidados ao levar o garupa na moto

Publicado em: 01/04/2016

Os cuidados ao levar alguém na garupa da moto

Todo mundo sabe que pilotar a moto com alguém na garupa é bem diferente do que pilotá-la sozinho. Ter um passageiro é contar um peso extra adicionado ao conjunto, o que altera o comportamento da moto e as necessidades de condução.

O CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou algumas dicas importantes para o condutor compreender melhor as mudanças na pilotagem da moto quando leva outra pessoa na garupa. Seguem abaixo:

Frenagem

Pode haver a necessidade de imprimir uma força maior no freio traseiro e dianteiro da motocicleta, já que com o peso extra, tanto o centro de gravidade quanto a distância total de parada durante uma frenagem são diferentes da situação em que o piloto está sozinho.

Aceleração e consumo

Também por conta do peso extra, em situações em que haja necessidade de uma maior potência do motor, será preciso acelerar mais a moto, o que pode ocasionar diferença no consumo de combustível.

Curvas

O ideal é que quem estiver na garupa acompanhe a mesma movimentação que o piloto durante a curva. É importante ressaltar que o passageiro não deve tentar controlar a inclinação da motocicleta, pois isso é tarefa apenas do piloto.

Calibragem do pneu

A calibragem do pneu traseiro pode variar de acordo com o peso que se está levando na motocicleta. Dessa forma, verifique no manual da motocicleta a calibragem adequada quando for levar um passageiro.

Embarque e desembarque da moto

Para o passageiro subir ou descer da moto, o piloto deve estar com os dois pés no chão e acionado o freio dianteiro. Também é importante tomar cuidado com o escapamento da moto e evitar subir pelo lado em que ele está, para evitar possíveis queimaduras.

Vestimenta ideal

Não só o piloto, mas quem quem vai na garupa também deve usar os equipamento de segurança como capacete, jaqueta, luvas e calçados apropriados.


Veja mais notícias