Parcelas de consórcios de motos não têm juros

Publicado em: 01/11/2011

O sistema de consórcios de motos não utiliza de recursos públicos e, portanto, não possui juros. O dinheiro usado para contemplar um consorciado é retirado do fundo formado pela contribuição de cada integrante de um grupo de consórcio. Veja como funcionam as contemplações.

Dizemos que os consórcios são autofinanciamentos porque ao contratar um plano, cada grupo financia os bens dos seus consorciados. O consorciado contemplado continua pagando duas mensalidades após a contemplação (até que seu plano seja quitado).

Assim, todos contribuem para a compra do bem do cotista que será contemplado na assembléia seguinte. Como vimos, no consórcio você se programa junto a um grupode pessoas com o mesmo interesse para comprar sua casa própria sem precisar de crédito externo.

TAXAS – Então porque o valor da parcela é mais alto do que o valor do meu crédito dividido pelo tempo do plano?

O sistema de consórcios de imóveis possui algumas taxas cobradas sobre o crédito contratado, que não são juros. São taxas fixas de administração – paga à administradora que cuida do grupo – e, em alguns planos, conforme constar no contrato, fundo de reserva e seguro.

O valor das taxas  de administração varia conforme o grupo e a administradora, mas no geral sai em torno de 1% da parcela mensal.

No artigo “Como são calculadas as parcelas do seu consórcio”, do site Consórcio de Imóveis, parceiro do Consórcio para motos, você encontra informações sobre a conta feita para calcular sua parcela de consórcio. A mesma equação vale para qualquer consórcio.


Veja mais notícias