Saiba como ter uma condução segura na cidade

Publicado em: 25/09/2013

Como trafegar com mais segurança na cidade

Existem alguns requisitos básicos ideais de segurança e conforto para transitar pela cidade. O principal deles é estar 100% atento diante do trânsito e dos obstáculos que podem aparecer pelo caminho.

O uso correto do capacete é uma das ações mais importante para a segurança do piloto. É preciso reforçar que além de ser equipamento obrigatório, ele é o item de segurança mais eficaz para a proteção do motociclista em caso de acidentes. A utilização de luvas, botas e roupas especiais também são recomendadas para a proteção do piloto.

Outro item importante é o posicionamento e a postura do piloto em cima da moto. Segundo especialistas, é ideal manter o dedo no comando, para que em um possível momento de pânico ou emergência, a reação de frenagem possa ser mais rápida. Tanto na cidade quanto nas rodovias, o piloto deve manter uma posição ereta, a fim de evitar ao máximo a fadiga e o cansaço.

O pé deve ser mantido sempre paralelo à moto, pois além de facilitar a troca rápida de marchas, é mais seguro na hora das curvas e diante de possíveis pedras e limitações que possam estar ao solo. Além disso, também é muito importante manter uma distância segura dos veículos, pois é necessário que o motociclista tenha visão do chão a sua frente para enxergar os possíveis obstáculos no caminho e poder desviar com maior facilidade.

Entre tanto cuidados, é importante ressaltar que manter a manutenção da moto em dia é imprescindível. Além de verificar estado e pressão dos pneus, o nível do óleo e a lubrificação e tensão da corrente são essenciais para o seu bom funcionamento.

Se você ainda não tem uma moto, mas já esta por dentro de todas as nossas dicas de segurança, agora só falta comprá-la, não é mesmo? Através do consórcio sua compra é garantida, sem entrada, sem juros e sem parcelas intermediárias. Escolha seu modelo favorito, faça uma simulação de compra e conquiste a moto que você sempre sonhou.


Veja mais notícias