Saiba como usar o capacete corretamente

Publicado em: 22/01/2014

O uso correto do capacete

Além de ter o uso obrigatório pelas leis de trânsito brasileiras, o capacete é o principal item de segurança do motociclista e seu uso incorreto pode prejudicar sua eficiência.

Independente do tamanho ou potência da moto, o uso do capacete é essencial à segurança tanto do piloto, quanto do garupa, e alguns cuidados devem ser tomados para que no caso de um acidente, os danos físicos na região do crânio sejam menores.

Abaixo seguem algumas dicas valiosas de Roberto Agresti, retiradas da coluna “Dica de Motos” do site da Globo.com, para usar o equipamento de forma correta:

Cinta jugular

A principal dica é de que o capacete deve estar bem fixado à cabeça e, para isso, a cinta jugular não poderá estar frouxa. Ela deve permanecer 100% em contato com a parte inferior do maxilar. Caso o capacete esteja folgado, o risco dele sair da cabeça durante uma queda, por exemplo, pode ser grande e trazer más consequências. O capacete deve estar justo, confortável e nunca com folga.

Modelos de capacete fechados, conhecido como integrais, são mais seguros que os capacetes abertos, por oferecerem proteção para o queixo. No entanto, em uma utilização urbana em baixas velocidades, em localidades quentes e sem vias expressas de trânsito rápido, os modelos abertos são adequados e cumprem sua função que é proteger o crânio.

Viseira

De acordo com a lei, tanto os capacetes fechados quanto os abertos devem ser equipados com viseira, e, na sua ausência, o piloto deverá usar óculos de proteção.

Preços

Assim como roupas e acessórios, alguns capacetes também têm grifes e são considerados muito caros, principalmente os modelos importados. Comprar um produto nacional e com preço justo não significará abrir mão de segurança ou qualidade. A melhor dica é valorizar a relação custo-benfício que combine preço e bom gosto.


Veja mais notícias