São Paulo: IPVA estará mais barato em 2018

Publicado em: 30/11/2017
IPVA 2018

O ano nem acabou e nosso pensamento já está nas contas do ano que vem! Um dos tributos que já aparecem logo de cara em 2018 é o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A boa notícia é que, dessa vez, ele deve ficar mais barato, em uma média de 3,2% a menos, de acordo com os dados da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

As formas de pagamento do IPVA 2018 continuam as mesmas. Quem pagar o valor em cota única no mês de janeiro, receberá o desconto de 3%. Há a possibilidade de parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo; e, ainda, quitar o imposto no mês de fevereiro. Nesses dois últimos casos, sem desconto.
 
Aquele que não recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Portanto, é bom planejar-se diante das despesas de final de ano, como as compras do Natal, para que o desespero não bata à porta em janeiro.
 
A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 24 milhões. Destes, 17,4 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 6,8 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 295 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento, como os taxistas, por exemplo.
 
A Fazenda prevê arrecadar R$ 15 bilhões com o IPVA em 2018.

TABELA

Confira na tabela o calendário de vencimento de acordo com o final da placa do seu veículo:

Tabela: Divulgação - G1/Fazenda

Para obter mais informações e consultar os valores de outros estados, acesse o site do Ministério da Fazenda.

 




FONTE: G1

Veja mais notícias