Sistema de consórcio movimenta R$ 38 bi em seis meses

Publicado em: 27/08/2012

A Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac)  estima que todo o sistema (consórcio de imóveis, automóveis, motocicletas, eletrodomésticos e serviços) gerou mais de  50 mil empregos diretos e indiretos e arrecadou mais de 1,12 bilhão em tributos  e contribuições. Os consórcios representaram uma movimentação de  R$ 38,1 bilhões somente no primeiro semestre de 2012.

Os números mostram o crescente interesse do brasileiro em aderir a formatos de compra diferentes do financiamento e fugir dos juros. O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento que permite a compra sem juros e sem entrada. O sistema também é menos burocrático para adesão. Faça uma simulação e comprove como as parcelas são mais baixas que as de um financiamento tradicional.

Em junho de 2012, os consórcios somavam 4,99 milhões de participantes ativos, destes, 1,234 milhão aderiram ao sistema no primeiro semestre desse ano. Para a Abac, o crescimento representa o resultado da confiança na escolha desse tipo de mecanismo  como a forma mais simples, planejada e responsável de compra.


Veja mais notícias