Vai viajar de moto? Tenha alguns cuidados

Publicado em: 03/01/2017

Vai viajar de moto? Tenha alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Um novo ano já começou e o mês de janeiro combina com férias, viagens e passeios, não é? Se você está planejando cair na estrada com sua moto, tenha alguns cuidados para que a viagem seja tranquila e garanta diversão!

Confira algumas dicas valiosas que separamos pra você antes de viajar:

Roteiro

Programe sua viagem. Procure as melhores rotas e obtenha informações sobre as condições das estradas por onde você vai passar. Use a internet a seu favor.

Pilotagem

Faça paradas estratégicas,  alongue o corpo, hidrate-se, tome café e descanse se for necessário. O ideal é parar pelo menos a cada duas horas, ou cerca de 150 a 200 quilômetros rodados.

Horário

O ideal é sair cedo e rodar enquanto houver luz solar suficiente. Viajar de dia é sempre uma opção melhor para o motociclista. No entanto, evite pilotar quando o sol está se pondo. Esse período é conhecido como "lusco-fusco" e pode confundir a visão.

Roupa

Pilotar pede traje adequado. O mínimo recomendável são: capacete fechado, luvas, jaqueta com proteções para ombros, cotovelos e costas, e calça de cordura -- na pior das hipóteses, um jeans reforçado. Botas também são importantes. Além disso, mantenha a capa de chuva. No verão, você certamente vai precisar.

Bagagem

Leve o mínimo possível, afinal, você está de moto! Monte um kit com o que realmente será utilizado: trocas de roupa, tênis, celular, carregador, protetor solar, água etc. Fixe a bagagem com tiras elásticas (a famosa aranha) ou acomode em maleiros rígidos.

Revisão

Dica importantíssima: faça uma boa revisão na sua moto antes de pegar a Estrada! Verifique todo sistema de iluminação e mantenha a manutenção em dia: nível de óleo, embreagem, freios e o kit de relação (coroa, corrente e pinhão) ajustado. Pneus em boas condições e calibrados de acordo com a carga são alguns dos itens básicos a serem checados. Não esqueça também de verificar nível do líquido de arrefecimento do motor e o estado das velas.

Depois de tudo revisado é só pegar a estrada e aproveitar o passeio, lembrando sempre de usar o capacete e de respeitar as leis de trânsito!

 

FONTE: UOL 


Veja mais notícias