Conheça as regras para ser motoboy em São Paulo

Publicado em: 30/07/2012

Estima-se que 30 mil pessoas trabalham como motoboys na capital paulista e a partir do próximo mês, várias regras entrarão em vigor para aqueles que quiserem continuar exercendo a profissão regularmente.

Os motoboys terão que usar um colete próprio que os diferenciem dos demais motociclistas. Além disso, o baú das motos terão faixas reflexivas coladas e os motociclistas terão até novembro de 2013 para adequar suas motos à exigência de que os modelos sejam da cor branca.

Além disso, as motos destes profissionais devem ser originais de fábrica, terem no máximo 8 anos (excluído o ano da fabricação) e ter motor com no mínimo 120 cilindradas. Os veículos precisarão ser cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como veículos de aluguel, e ganharão placas vermelhas, como as encontradas nos táxis.

O que começa a valer no dia 4 de agosto:

  • A moto deve possuir baú com faixa refletiva, protetor de pernas e aparador de linhas;
  • O motociclista precisa utilizar um colete com faixa refletiva e capacete com faixa refletiva e faixas refletivas na bengala e tampa lateral;
  • O motociclista precisará ter o certificado de capacitação do condutor no transporte de  pequenas cargas (CONDUMOTO), e a autorização, que é a licença para a motocicleta ser utilizada nesse tipo de serviço. Ambos os documentos são emitidos pelo Departamento de Transportes Públicos.

Veja mais notícias