Consórcio é um estímulo ao consumo responsável

Publicado em: 26/11/2019
Consórcio e consumo consciente

Fazer um consórcio é formar uma poupança comum, destinada à aquisição de automóveis, motos ou imóveis por meio de um autofinanciamento. Com parcelas acessíveis e planos maiores, nessa modalidade de compra é possível se programar com flexibilidade, sem sobrecarregar o orçamento.

Diante da possibilidade de escolher o crédito e o plano conforme o objetivo de compra, o consumidor planeja-se de acordo com as parcelas que cabem no próprio bolso. Dessa forma, a modalidade incentiva o consumidor a projetar em médio ou longo prazo, o orçamento mensal e a programar o uso dos recursos para a aquisição de bens e serviços.

Nesse sistema, o valor é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente ou conforme estipulado em contrato, a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

Vale lembrar que, concorrem à contemplação somente as cotas que estiverem com seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, independentemente de ser por sorteio ou lance. Por isso, é importante manter o comprometimento durante todas as etapas, característica que ajuda a estimular o consumo / aquisição responsável.

Veja mais notícias