A A A

Dicas para melhorar a postura ao pilotar moto

Publicado em:  

Para quem pilota a moto durante muito tempo, seja para se deslocar na cidade ou para viajar, tem que tomar cuidado com a postura para evitar dor nas costas. Este mal, aliás, é uma das queixas mais comuns entre os brasileiros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas têm , tiveram ou terão dor nas costas em algum momento da vida.

Os impactos na moto ao passarmos por ruas esburacadas ou irregulares geralmente são a causa deste problema. Por causa disto, o disco que fica localizado entre as vértebras tende a perder a sua capacidade de amortecimento, provocando a dor que sentimos. As vibrações decorrentes do impacto também afetam os músculos. Como um reflexo natural de nosso corpo, eles se contraem. Isso pode resultar em nódulos de tensão. Motoristas de automóveis também passam por isso, mas são menos afetados porque eles podem apoiar a coluna no banco, diferente dos motociclistas, que não têm onde apoiar.

 Confira abaixo algumas dicas para melhorar sua postura e aliviar dores e tensões na hora de pilotar uma moto:

  • É ideal que a coluna seja fortalecida com reeducação postural, alongamentos e exercícios físicos;
  • Protetores de coluna são ideais para manter as costas eretas e manter uma postura mais firme, diminuindo as chances de dores e lesões;
  • Na hora de pilotar, o motociclista deve relaxar os ombros sem curvar as costas. O fato de curvar as costas é um erro comum, pois queremos nos proteger do vento. Neste caso, o correto seria, dependendo da moto, a instalação de uma bolha;
  • O abdômen deve ficar levemente contraído. Pratique este exercício de reeducação postural de forma confortável, sem prender a respiração. Na hora de passar por um buraco ou obstáculo, é preciso contrair um pouco mais o abdômen;
  • Depois de uma longa viagem, descanse da maneira correta: com um bom travesseiro. Ele não deve ser muito fino nem muito macio para não alterar a curvatura da coluna. Para que o sono seja de qualidade, o ideal é que o travesseiro seja da altura entre a cabeça e o ombro.

Andar de moto tem que ser um prazer, e não um sofrimento. Pratique os exercícios e siga as dicas desta matéria e veja como sua experiência no mundo das duas rodas pode ser muito mais agradável

Fonte:   /   Moto.com.br

Atenção! O conteúdo publicado nesta página tem como objetivo prestar informações diversas sobre o mercado de motos, financeiro e, também, mais especificamente sobre o segmento de consórcio para motos, bem como opções de planos e parcelas para aquisição de cota de consórcio.
* Os valores informados estão sujeitos a alterações sem prévio aviso, uma vez que a tabela de preços dos fabricantes pode sofrer alterações a qualquer momento.
** Este SITE não representa oficialmente nenhuma montadora, consórcio de fábrica ou marca de motocicletas específica. Para mais informações, acesse o nosso TERMO DE USO e POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Leia mais sobre: Saúde

*Comentário sujeito a aprovação

Solicite uma Ligação

Ligamos para você

Receba em instantes uma ligação
e esclareça todas as suas dúvidas

Agende uma Visita

Solicite uma Visita

Sem compromisso vamos até você e
explicaremos as vantagens do Consórcio.

Atendimento Online

Atendimento Online do Consórcio de Motos

Das 8h00 às 18h00 - 2ª a 5ª Feira
Das 8h00 às 17h00 - 6ª Feira
Horário de Brasília

Vantagens do Consórcio

Vantagens do Consórcio

Confira as vantagens de programar
a compra do seu moto
através do Consórcio.

Acompanhe nas redes sociais