O que é e como funciona o Fundo Comum no consórcio

Publicado em: 01/08/2013

 

O consórcio, seja ele de motos, imóveis ou automóveis, é como uma poupança em grupo, na qual os integrantes compram o mesmo bem sem entrada, juros ou parcelas intermediárias. Mensalmente cada um paga uma prestação, que tem parte deste valor destinado ao Fundo Comum.

O Fundo Comum é a soma de uma parte do que cada integrante paga que é utilizada para a compra do bem dos membros contemplados com a carta de crédito naquele mês. A cada assembleia, seja ela de sorteio ou lance, um determinado número de consorciados têm o direito de receber o valor necessário para adquirir o seu bem, sendo o dinheiro retirado do fundo.

Quando a contemplação ocorrer por sorteio, o número de cotistas contemplados dependerá das normas que foram estabelecidas no contrato do consórcio. Na contemplação por lance, o que é levado em conta é o saldo existente do Fundo Comum mais a soma do lance ofertado. Caso a soma alcance o valor da carta de crédito, o consorciado é contemplado.

Está sonhando com a sua moto? No Consórcio para Motos, a compra é sem entrada, sem juros e sem parcelas intermediárias. Faça uma simulação no valor do modelo desejado e conheça os nossos planos disponíveis!


Veja mais notícias