Sem impostos, gasolina fica mais barata em postos

Publicado em: 25/05/2012

Nesta sexta-feira, 20 estados do Brasil estão participando de um protesto contra a carga tributária do país. Organizado pelo Movimento Endireita Brasil (MEB) e pela Câmara dos Dirigente Lojistas Jovem (CDL), o Dia da Liberdade de Impostos tem produtos comercializados sem carga de impostos e em São Paulo a gasolina comum chega a ser vendida a R$ 1,2677.

No estado paulista o protesto é realizado na zona oeste e conta com 5 mil litros de gasolina comum. Com os impostos, o preço “normal” da gasolina é de R$ 2,699. Cada veículo poderá abastecer até 30 litros do combustível, mas terá que pagar em dinheiro.

O evento será realizado até as 13h ou enquanto durar o estoque de gasolina e quem pagará os impostos que serão recolhidos durante o protesto serão os empresários participantes da campanha, que isentaram este valor no preço repassado ao consumidor.

Nesta semana foi divulgada uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) que mostra que o brasileiro terá que trabalhar, em média, até dia 29 de maio (ou seja, cerca de 4 meses e 29 dias) apenas para pagar os impostos federais, estaduais e municipais.


Veja mais notícias