Shineray é marca de motos mais atingida por alta do IPI

Publicado em: 03/09/2012

Neste sábado começou a valer o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motos, que havia sido anunciado pelo governo federal no mês de maio. Agora a taxa é unificada em 35% para motocicletas produzidas fora da Zona Franca de Manaus.

Antes, as motos com motores até 50 cilindradas tinham alíquota de 15%, já as de 50 a 250 cilindradas tinham 25% de IPI. Apenas as motos acima de 250 cilindradas já pagavam 35%.

A mudança não será sentida por muitas marcas, já que segundo dados da Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas, cerca de 90% das motos vendidas no Brasil são produzidas ou montadas na Zona Franca de Manaus. Nesta história a Shineray é a principal prejudicada, já que importa suas motos da China e é a única das dez principais marcas do Brasil que não possui instalações em Manaus.

Em setembro a marca não pretende aumentar o preço de suas motos, mas está reavaliando a construção de uma fábrica de R$ 100 milhões em Pernambuco, que deveria entrar em funcionamento no próximo ano.

O grande sucesso da marca são as motos de 50cc, muito vendidas no nordeste do país. São sete opções de motos Shineray com esta cilindrada: 50 Phoenix+, 50 Scooter Retro, 50 Scooter New, 50 Scooter Bike, 50 Phoenix, 50 Eagle, 50 Super Smart.


Veja mais notícias